ORTODONTIA CONTEMPORÂNEA: Avaliação tridimensional da acurácia de transferência com jigs para braquetes confeccionados usando projeto de fabricação auxiliado por computador para os dentes anteriores: um estudo in vitro

segunda-feira, 22 de novembro de 2021

Avaliação tridimensional da acurácia de transferência com jigs para braquetes confeccionados usando projeto de fabricação auxiliado por computador para os dentes anteriores: um estudo in vitro






Neste artigo de 2021, publicado pelo The Koran Journal of Orthodontics, pelos autores Jae-Hyun Park; Jin-Young ChoiSeong-Hun KimSu-Jung Kim;  Kee-Joon LeeGerald Nelson. Department of Orthodontics, Graduate School of Dentistry, Kyung Hee University, Seoul, Korea e do Department of Orthodontics, Institute of Craniofacial Deformity, Yonsei University College of Dentistry, Seoul, Korea. Teve o objetivo de Avaliar a precisão de um sistema de jigs para braquetes de uma peça, fabricados usando projeto e manufatura auxiliados por computador (CAD / CAM), empregando sobreposição digital tridimensional (3D).

Este estudo in vitro incluiu 226 dentes anteriores selecionados de 20 pacientes em tratamento ortodôntico. Os erros de posição dos braquetes de cada um dos 40 arcos foram analisados quantitativamente por meio da sobreposição digital 3D (algoritmo de melhor ajuste) do braquete virtual e real após a colagem indireta, após levar em consideração possíveis variáveis que podem afetar a precisão, como apinhamentos e presença de base de resina.

O dispositivo pode transferir o braquete com precisão para a posição desejada nos dentes do paciente dentro de uma faixa clinicamente aceitável de ± 0,05 mm e 2,0 ° para medições lineares e angulares, respectivamente. As medidas lineares médias variaram de 0,029 a 0,101 mm. Dentre as medidas angulares, os valores de rotação apresentaram o menor desvio e variaram de 0,396 ° a 0,623 °. O viés direcional foi pronunciado na direção vertical, e muitos braquetes foram colados em direção à superfície oclusal. No entanto, não foi encontrada diferença estatística para os três valores de medidas angulares (torque, angulação e rotação) em nenhum dos grupos classificados de acordo com o apinhamento. Quando os dentes estavam moderadamente apinhados, os valores das medidas mésio-distal, vestíbulo-lingual e rotação foram afetados pela presença da base de resina.

Os autores concluíram que as características do sistema na construção de jigs em uma peça por CAD / CAM   foram demonstradas de acordo com os fatores de influência, e a precisão da transferência foi verificada como estando dentro de um nível clinicamente aceitável para a colagem indireta de braquetes em dentes anteriores.


Link do artigo na integra via E-KJO:

https://e-kjo.org/journal/view.html?doi=10.4041/kjod.2021.51.6.375

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe !