ORTODONTIA CONTEMPORÂNEA: Mudanças de força associadas à ativação diferencial na retração em massa e / ou intrusão com alinhadores transparentes

terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Mudanças de força associadas à ativação diferencial na retração em massa e / ou intrusão com alinhadores transparentes

 



Neste artigo de 2021, publicado no The Korean Journal of Orthodontics, pelos Autores Ye Zhu, Wei Hu, Shuo Li. Do Department of Orthodontics, Peking University School and Hospital of Stomatology, Beijing, ChinaInvestiga as forças tridimensionais criadas por alinhadores transparentes nos dentes inferiores durante a ativação diferencial na retração em massa e / ou intrusão in vitro.

Seis conjuntos de alinhadores transparentes foram projetados para procedimentos diferenciais de retração e / ou intrusão em massa em um modelo de extração de primeiro pré-molar. O grupo A0 foi um grupo controle sem ativação. Os grupos A1–5 sofreram diferentes graus de retrações e / ou intrusões. Cada grupo consistia de 10 alinhadores. As forças do alinhador foram medidas em um sistema de medição de transdutor de força / torque de múltiplos eixos em tempo real.

Nos grupos de retração em massa (A1 e A2), foram observadas forças linguais e extrusivas nos incisivos; os caninos receberam principalmente forças distais; forças intrusivas foram observadas nos segundos pré-molares; e os molares receberam forças mesiais. Nos grupos de retração e intrusão em massa (A3, A4 e A5), os incisivos também receberam forças linguais e extrusivas; caninos receberam forças distais e intrusivas; forças mesiais e extrusivas foram observadas nos segundos pré-molares; e os segundos molares receberam forças distais e intrusivas. As forças verticais nos incisivos não diferiram significativamente entre os grupos A1, A3 e A5. No entanto, as forças verticais nos segundos pré-molares reverteram da intrusão no grupo A1 para a extrusão nos grupos A3 e A5.

Os Autores concluiram que utilizando alinhadores transparentes, o “efeito de curva” é visto durante a retração en-masse dos dentes anteriores e pode ser parcialmente aliviado pela realização da retração en-masse acompanhada pela intrusão dos dentes anteriores. O controle vertical dos incisivos permaneceu sem solução durante a retração em massa, mesmo quando a ativação intrusiva tenha sido adicionada aos dentes anteriores.

Link do Artigo na integra fia E-KJO:

http://new.kjo.or.kr/journal/view.html?doi=10.4041/kjod.2021.51.1.32

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe !