ORTODONTIA CONTEMPORÂNEA: Efeito de diferentes combinações de braquetes, fios e ligaduras na resistência ao controle rotacional axial e de deslize, durante a primeira etapa do tratamento ortodôntico: um estudo in vitro

terça-feira, 29 de outubro de 2019

Efeito de diferentes combinações de braquetes, fios e ligaduras na resistência ao controle rotacional axial e de deslize, durante a primeira etapa do tratamento ortodôntico: um estudo in vitro





Neste artigo de 2019, publicado no The Korean Journal of Orthodontics. pelos autores Huizhong Chen, Bing Han e Tianmin Xu. Do Department of Orthodontics, School and Hospital of Stomatology, Peking University, 22 Zhongguancun South Street, Haidian District, Beijing 100081, China. Mostrou um estudo que foi realizado para explorar o efeito de diferentes combinações de braquetes, fios e ligaduras na resistência ao deslizamento (RS) e controle rotacional na angulação de primeira ordem.

Três tipos de braquetes (multicamadas de baixo atrito [MLF], autoligáveis e convencionais) acoplados a quatro fios de níquel-titânio (diâmetro de 0,012, 0,014, 0,016 e 0,018 polegadas) e duas ligaduras de aço inoxidável (0,20 e 0,25 mm) foram testados em diferentes angulações de primeira ordem (0º, 2º, 4º, 6º, 8º, 10º, 15º, 20º) usando uma máquina mecânica universal Instron no estado seco, à temperatura ambiente. O valor de RS foi avaliado e comparado por ANOVA de uma via.

Sob a mesma angulação, os valores de RS mostraram a seguinte ordem: braquetes convencionais> braquetes MLF> braquetes autoligáveis .O RS foi o mais elevado para os  braquetes convencionais e mostrou uma tendência para aumentar. O RS para braquetes MLF, juntamente com fios e ligaduras mais finas, mostrou uma tendência semelhante à RS para o braquete autoligável. Por outro lado, o RS para braquetes MLF, juntamente com arcos e ligaduras mais grossas, aumentou como nos braquetes convencionais. Os  braquetes MLF mostraram a maior variedade de ângulos críticos de contato na angulação de primeira ordem.

Os Autores concluíram que o RS na angulação de primeira ordem é influenciado pelo design do braquete, pelo arco e pela dimensão da ligadura. Em comparação com os braquetes autoligáveis e convencionais, os braquetes MLF podem expressar baixo atrito e controle de rotação com sua maior variedade de ângulos críticos de contato.

Link do Artigo na Integra cia E-Kjo:

https://e-kjo.org/Synapse/Data/PDFData/1123KJOD/kjod-49-21.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe !