ORTODONTIA CONTEMPORÂNEA: Avaliação dinâmica do sorriso em diferentes padrões esqueléticos

segunda-feira, 22 de maio de 2017

Avaliação dinâmica do sorriso em diferentes padrões esqueléticos



O presente artigo de 2016, publicado pela Angle Orthodontist, pelos autores Noshi Siddiqui; Pradeep Tandon; Alka Singh; Jitesh Haryani; do Department of Orthodontics and Dentofacial Orthopedics, Faculty of Dental Sciences, King George’s Medical University, Lucknow, Uttar Pradesh, India. Apresenta uma avaliação dinâmica do sorriso em diferentes padrões esqueléticos e sua correlação com a altura do sorriso e seus fatores causais subjacentes.

O presente artigo descreveu uma análise de sorriso da qual foram selecionados um total de 150 participantes com idade entre 16 e 25 anos, e dividido em um de três grupos - padrão esquelético horizontal, médio e vertical - seguindo três parâmetros cefalométricos: relação SN-MP, FMA e Jarabak. Foram realizados registros videográficos do sorriso com a câmara de vídeo digital (Nikon D7100 Câmera DSLR com lente de 18-105mm; Nikon, Tóquio, Japão) e importados para um Software de edição de vídeo (Adobe Premiere Pro CC versão 7.0.0; Adobe Systems Inc., San Jose, Califórnia), que fornece quadros (30 imagens por segundo) que podem ser visualizados individualmente. Os registros foram medidos e analisados em repouso, incluindo o comprimento do lábio superior, e durante o sorriso, incluindo a exposição do incisivo superior, espaço interlabial, largura intercomissural, mudança no comprimento do lábio superior, e arco do sorriso.

As medidas encontradas do comprimento do lábio superior (P< 0,01), exposição do incisivo superior (P< 0,001), espaço interlabial (P< 0,001), e alteração no comprimento do lábio superior (P< 0,001), foram significativamente maiores no padrão vertical quando comparados com o padrão horizontal, enquanto largura intercomissural foi significativamente diminuída no padrão vertical quando comparado com o padrão horizontal (P< 0,001). O plano do arco do sorriso foi visto com mais frequência no padrão horizontal.

Os autores concluíram que diferentes padrões esqueléticos exibem características do sorriso específicas. O comprimento do lábio superior não é responsável pelo aumento da exibição incisal durante o sorriso. Aumento da exibição incisal durante o sorriso está mais associada à elevação do lábio superior do que ao padrão esquelético vertical e fatores dentários, no entanto observou-se maior elevação do lábio em pacientes dolicocefálicos. Constataram também que o plano do arco o sorriso é melhor distribuído no padrão esquelético horizontal, enquanto o arco do sorriso paralelo é mais comum no paciente com padrão esquelético vertical.  (Angle Orthod. 2016; 86: 1019-1025)

PALAVRAS-CHAVE: Sorriso dinâmico; Padrão esquelético; Dimensão vertical

Tradução e colaboração: Dra Nathalia Torres


Link do artigo na integra via Angle Orthodontist:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe !