ORTODONTIA CONTEMPORÂNEA: Reorientação de imagem tridimensional tomográfica computadorizada de feixe de cônico usando tecidos moles como referência para o diagnóstico de assimetria facial

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Reorientação de imagem tridimensional tomográfica computadorizada de feixe de cônico usando tecidos moles como referência para o diagnóstico de assimetria facial




Neste artigo de 2014, publicado pela Angle Orthodontist, pelos autores Jae-Kyu Lee; Pil-Kyo Jung; Cheol-Hyun Moon; do Department of Orthodontics, Gachon Medical School, Gil Medical Center, Incheon, South Korea. Mostra um novo método de analise facial usando referencias tegumentares de imagens obtidas por tomografia computadorizada Cone Beam.

Este estudo teve o objetivo de Investigar discrepâncias nos resultados da análise de assimetria facial usando tomografia computadorizada (CBCT) métodos de imagem de reordenação diferente e a eficácia dos tecidos moles como referência na reorientação para a análise de assimetria facial.

Um grupo de 30 pacientes assimétricos com 4 mm ou mais,  de  desvio do ponto queixo (mento [Me]) e um grupo simétrico de 30 pacientes com menos de 4 mm de desvio do Me foram escolhidos como sujeitos do estudo. Três métodos de orientação foram utilizados para calcular e comparar o desvio do Me dos 60 indivíduos. Dois métodos utilizados apenas com pontos de referência esqueléticos para consulta, e um método incluiu os pontos do tecido mole ao redor dos olhos. Preferências de um grupo de peritos para a linha média facial, foi determinado de cada método de reorientação também foram examinados.

Os exames mostraram diferenças significativas nos valores de desvio do Me entre os três métodos de reorientação. O grupo de peritos apresentou a maior preferência para o método de reorientação da linha média facial que incorporou pontos do tecido mole do olho.

Os resultados deste estudo sugerem que a inclusão de pontos do tecido mole, especialmente aqueles em torno dos olhos, foram eficazes para a reorientação com a  imagem tridimensional da TCCB para análise assimetria facial.

Link do artigo na integra via Angle Orthodontist, (Angle Orthod. 2014;84:38–47.):

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe !