ORTODONTIA CONTEMPORÂNEA: Novo sistema virtual para a técnica de colagem indireta utilizando a estereolitografia

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Novo sistema virtual para a técnica de colagem indireta utilizando a estereolitografia


Os autores Kyoung-Hui Son, DDS; Jae-Woo Park, DDS, MSD, PhD; Dong-Keun Lee, DDS, MSD, PhD; Ki-Dal Kim, DDS, MSD, PhD; Seung-Hak Baek, DDS, MSD, PhD; publicaram este artigo no Vol. 41, No. 2, 2011 da Korean Journal of Orthodontic.



O objetivo deste artigo é introduzir um novo sistema virtual para o tratamento ortodôntico(VOT), que pode ser usado para construir modelos virtuais em três dimensões(3D), estabelecer um setup virtual 3D, permitem a colagem dos braquetes virtuais na predeterminada posição, e fabricar a moldeira de transferência com uma base de braquete personalizado para colagem indireta (BID), utilizando a técnica estereolitografia.



O posicionamento preciso do braquete é fundamental para alcançar todo o potencial do aparelho straight-wire e melhorar os resultados do tratamento e reduzir o tempo de tratamento. Embora o método de colagem indireta (BID), permite a colocação precisa dos braquetes na superfície do dente, reduzindo assim o tempo de cadeira, tem algumas desvantagens:procedimento manual pesado, de alto custo, técnica e sensibilidade do material, e a curva deaprendizagem significativa.

Keim et al. Sheridan e relatou que 10% a 12% dos ortodontistas nos Estados Unidos usaram o método do BID. No entanto, vários estudos têm sido tomadas para superar as desvantagens da técnica do BID convencionais, tais como a maneira pela qual os braquetes são aplicadas aogesso e os materiais e técnicas especializadas usadas para fabricar as placas de transferência exigidas para a
colagem dos braquetes aos dentes. Uma pesquisa conduzida entre residentes ortodônticos nos Estados Unidos revelou que 46% deles planejam usar BID em suas clínicas.

Processo de tratamento ortodôntico virtual sis-tema

Construção de modelos 3D virtual

Neste caso, após 10 dias de expansão maxilar usando um parafuso (Hyrax, Dentaurum, Alemanha), espaço suficiente para alinhamento foi obtido. Depois de um período de retenção de 10 semanas, modelos de gesso pré-tratamento precisos foram obtidos pela impressão desilicone de borracha com uma mordida em cera em oclusão cêntrica(CO). Então, a digitalização 3D de modelos de gesso foi realizada usando um scanner 3D (sem contato laser scanner,Orapix, Seoul, Coréia; acurácia, ± 20Hm). Os dados de varredura adquiridas foram editadaspara obter um pré-tratamento modelo virtual 3D usando 3Txer programa (Orapix, Seoul, Coréia)






Execução do virtual 3D set-up e posicionamentode braquetes virtuais
A forma do arco adquirida foi comparado com os pré-formados arcos disponíveis comercialmente usando o programa 3Txer (Orapix, Seoul, Korea).A forma do arco mais semelhante ao que foi obtido pela forma do arco Damon (Ormco,Sybron Dental Specialties, Orange, CA, EUA). Ao ajustar a forma do arco e a largura e reposicionar o dente individualmente em Classe I A relação canina e molar, na base de 6 Andrews"Chaves para a oclusão normal, uma configuração 3D virtual foi construído. Então, os braquetes prescrito virtualmente foram colocados no eixo facial (FA) com ponto virtual 0,021 × 0,025 fios de aço inoxidável.

Após o posicionamento ideal dos braquetes totalmente customizados, utilizando a técnica da estereolitografia, é confeccionado os posicionadores individuais para a colagem dos acessórios exatamente na posição estabelecida no mundo virtual.

O planejamento virtual e as técnicas de "impressão" dos modelos atualmente em desenvolvimento, nos fazem imaginar que a ortodontia deve caminhar nesse sentido e todos os acessórios deverão ser confeccionados para, exclusivamente, o paciente a ser tratado.

Erros de execução do plano de tratamento proposto deve ser minimizado, mas o diagnóstico e plano de tratamento ainda sairão da cabeça do ortodontista. Não podemos esquecer isso.

Vale à pena ler o artigo na íntegra e comparar com outros métodos de virtualização de modelos e auxiliares do tratamento, como os métodos para a ortodontia lingual (incognito) e Invisalign. Ambos já discutidos neste blog.

Um comentário:

  1. Parabens aos colegas pela dedicação incansavel. Abraços!

    Mateus Pieroni Formiga-MG

    ResponderExcluir

Participe !