ORTODONTIA CONTEMPORÂNEA: Swiss dentacare - Sistema de Redução Interproximal

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Swiss dentacare - Sistema de Redução Interproximal





A Ortodontia cada vez mais caminha em direção ao tratamento com precisão. Contamos com inúmeros recursos no campo do diagnóstico como as imagens tridimensionais geradas por tomografias computadorizadas e pelo escaneameanto a laser dos modelos ou moldagens ortodonticas. Somado a estes recursos contamos com softwares de ultima geração, que nos ajudam com o diagnostico e planejamento de tratamentos, inclusive no que diz respeito a "setups" e "VTOs" virtuais 3D. 

As novas gerações dos sistemas de tratamento Ortodontico como Invisalign,  Incognito(3M), Harmony(American Orthodontics), Essix(Dentisply), Insignia(ORMCO), Braquetes auto-ligáveis, entre outros. Como também os sistemas clássicos,  rotineiramente utilizados no dia a dia clinico. Devem estar alicerçados em elementos de diagnóstico e planejamento elaborados e criteriosos.

Muitos destes planejamentos são baseados em protocolos no qual são necessários strippings, slices ou desgastes interproximais do esmalte coronário dos elementos dentarios. E o que sempre chamou atenção foi justamente a falta de controle, precisão e conforto, inerentes a este procedimento. 

Procedimento este, que gerou interesse da ciência Ortodontia desde os estudos publicados pelo Dr. Bolton em 1958, posteriormente por Dr. Dipaolo em 1971,  Sheridan 1985;1987 e 1989, Zhong 1999 e Harfin 2000.

O "Interproximal Reduction System" da empresa Suiça Swiss dentacare, promete mudar o paradigma da precisão e conforto no protocolo do desgaste interproximal. Justamente pela forma elaborada que as tiras de lixa são protegidas no seu entorno por plásticos e por possuir varias espessuras (0.1; 0.2; 0.3 e 0.4 dupla face); (0.1 e 0.2 face única) e (0.09 ultra fina) além de tiras de lixas flexíveis (0.1 e 0.15mm) para acabamento. Todas estas lixas vem no Starter kit deste sistema que conta com um grande diferencial, um contra-angulo que se acopla ao micromotor convencional e na sua "cabeça" ajusta-se um mandril próprio que possibilita a adaptação das varias tiras de lixa.

O mais interessante é que este sistema possuirá também o contra-angulo produzido com um material plástico e auto-clavável, com tempo de vida útil limitado, uma boa solução a nível de custo/benefício e também em relação a cuidados com a Biossegurança.

O sistema trazido ao Brasil e apresentado pelo CEO da empresa o Sr. Peter Rek, que relatou em primeira mão ao Ortodontia Contemporânea, que todo este conceito já presente e acessível na Europa estará disponível para os Colegas Brasileiros em breve, após liberação das autoridades Brasileiras. 


Mais uma evolução palpável na nossa especialidade. Realmente estamos cada vez mais chegando a um nível de qualidade de tratamento nunca antes visto. Sai ganhando a especialidade e consequentemente saem ganhando nossos pacientes!

Abaixo um video que mostra de forma clara o funcionamento do sistema. 

video

Link da Swiss dentacare

2 comentários:

  1. Boa noite Marlos, gostaria de informações à respeito de fornecedores deste produto, achei de extrema utilidade pois além de ser conveniente, pouco agressivo ao paciente é de extrema ergonomia. Tentei verificar através do site do desenvolvedor mas não encontrei quem possa ter isso disponível no Brasil. Você tem algum contato de alguma distribuidora ou dental que forneça ou que faça encomenda disso nas terras tupiniquins? Obrigado.
    Christian

    ResponderExcluir
  2. Olá Christian,

    Realmente... A forma de obter maiores informações é se cadastrar no site deles... Link abaixo... Obrigado pela participação e estamos sempre a sua disposição !!!

    http://www.swissdentacare.ch/en/contact.html

    ResponderExcluir

Participe !