ORTODONTIA CONTEMPORÂNEA: Centrex: uma proposta de sistema de forças ortodônticas para atuação no centro de resistência

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Centrex: uma proposta de sistema de forças ortodônticas para atuação no centro de resistência


Neste artigo de 2007, portanto um pouco antigo, que foi publicado pela Revista Dental Press. Mas os autores, Dr. Weber Ursi e Dr. José Kléber Meirelles, fazem considerações importantes sobre a biomecânica e propõem um dispositivo para minimizar alguns dos efeitos colaterais da mecânica ortodôntica. Vale a leitura.

Referência: R Dental Press Ortodon Ortop Facial,Maringá, v. 12, n. 6, p. 38-47, nov./dez. 2007






Este artigo propõe um novo sistema de forças ortodônticas que visa eliminar ou diminuir alguns efeitos secundários da mecânica ortodôntica, como as inclinações, extrusões e perdas de ancoragem. Por meio de uma revisão crítica da literatura sobre a biomecânica, e de ilustrações detalhadas dos mecanismos, procura-se apresentar didaticamente o seu conceito e sua proposta de funcionamento.






CONCLUSÕES


- A evolução da Ortodontia não pode ficar restrita à repetição de soluções dentro de um mesmo paradigma do deslizamento tradicional do fio ortodôntico dentro dos slots dos braquetes e tubos ou da mecânica com fios segmentados.

- A mudança paradigmática proposta pressupõe a utilização de um sistema de acessórios que eliminaria/diminuiria os efeitos colaterais normalmente observados nas mecânicas tradicionais, tornando o tratamento ortodôntico mais previsível e menos sujeito a efeitos secundários.

- A adoção deste sistema não inviabiliza a utilização de qualquer prescrição ou mesmo tipo ou marca de braquetes que o clínico esteja utilizando, podendo ser adaptado a todas as opções de aparelhos não programados ou totalmente programados existentes no mercado.




Pare ler este artigo na íntegra, via Scielo, acesse: http://www.scielo.br/pdf/dpress/v12n6/a05v12n6.pdf

Para fazer um curso com Professor Weber Ursi, acesse: www.ortodontiacontemporanea-academia.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe !