ORTODONTIA CONTEMPORÂNEA: Movimento dentario rápido no tratamento ortodontico usando distração dento alveolar (DAD)

quarta-feira, 31 de março de 2010

Movimento dentario rápido no tratamento ortodontico usando distração dento alveolar (DAD)













Neste artigo de 2010, publicado pela Angle Orthodontist, pelos autores Gokmen Kurt; Haluk Iseri; Reha Kisnisci; do Department Chair, Department of Orthodontics, School of Dentistry, Erciyes University, Kayseri e do Department of Orthodontics, School of Dentistry, Ankara University, Besevler, Ankara, Turquia. Mostra uma técnica nova de distração do osso alveolar, facilitando sobremaneira a mecanoterapia ortodontica.

O objetivo deste Artigo é descrever a técnica de distração dentoalveolar (DAD) e apresentar os seus efeitos sobre as estruturas adjacentes, apresentando um caso de Classe II.

Uma paciente com 15 anos de idade com reação de Classe II esquelética e dentária do sexo feminino com um overjet de 9 mm foi tratada pela osteogênese DAD. Um dos aparelhos, rígido, com dispositivo intra-oral preso ao dente para distração foi utilizado para a retração rápida dos caninos.

Osteotomias em torno dos caninos foram feitos para conseguir movimento rápido dos caninos dentro do segmento dentoalveolar, em conformidade com os princípios da distração osteogênica. A quantidade de retração de caninos foi de 7,5 mm em 12 dias a uma taxa de 0,625 mm por dia, sem perda de ancoragem posterior.

Os caninos mostraram extrusão de 1,6 mm e 11 graus de inclinação mudança (para distal), durante o mesmo período. O tratamento ortodôntico continuou por 6 meses sem evidência clínica e radiográfica de complicações como fratura de raiz, reabsorção radicular, anquilose, e deiscência dos tecidos moles.

A técnica DAD é um método inovador, porque reduz o tempo total de tratamento ortodôntico em cerca de 50%, sem efeitos desfavoráveis sobre os tecidos periodontais e estruturas adjacentes e sem necessidade de utilizar qualquer aparelho intra-orai ou extraoral para ancoragem.


Link do artigo na integra via Angle Orthodontist:

Um comentário:

  1. Hi there, Thanks for sharing such a good information based on dental issues.
    Dento Legal Service

    ResponderExcluir

Participe !