ORTODONTIA CONTEMPORÂNEA: Historia da Ortodontia - Tracionamento de Canino Incluso

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Historia da Ortodontia - Tracionamento de Canino Incluso











Os caninos superiores permanentes desempenham um importante papel no estabelecimento e manutenção da forma e função da dentição, sendo sua presença no arco dentário fundamental para o estabelecimento de uma oclusão dinâmica balanceada, além da estética e harmonia facial. Assim, dada a sua importância no arco dentário, diante de uma impactação do canino superior permanente, esforços deverão ser empregados para manter o dente evitando sua extração.

Quando não diagnosticado e tratado, caninos superiores impactados podem causar perturbações mecânicas e infecciosas. O prognóstico do tratamento depende da posição do canino em relação aos dentes adjacentes e sua altura no processo alveolar. Também se deve levar em consideração a possibilidade do canino impactado não se movimentar ortodonticamente. Neste caso, será necessária a sua extração e o espaço poderá ser ocupado pelo premolar ou por uma prótese.

Hoje em dia existem metodos de diagnósticos variados, como um simples Rx Periapical, Rx com a Tecnica de Clark, Rx Oclusal da Maxila, Rx Panorâmico e as atuais tomografias Cone Bean. Mas imaginem esta situação em 1899, foi quando Dr. Edward H. Angle, publicou no seu classico livro The Angle System of Regulation and Retention of the teeth and Treatment of Fractures f the Maxille. No Capitulo VII ele mostra uma tecnica tracionamento de um canino superior direito, associoado a exodontia do 1º Pré-molar superior direito, com um aparato preso ao 2º Pré-Molar inferior direito. Foi feito uma pequena Perfuraçao no canino e a peça cimentada a coroa. E o paciente instruido a usar uma ligadura elastica. Neste mesmo capitulo ele mostra também uma situação de um incisivo superior incluso.

Link de um bom artigo sobre este assunto de 2008 na Scielo do Dr. Mario Cappellette e colaboradores:

6 comentários:

  1. amei esta abordagem histórica! Minha monografia é sobre canino retido. Gostaria de poder fazer uma cópia deste artigo.

    ResponderExcluir
  2. Roseane, bom trabalho. Qualquer duvida entre em contato via e-mail!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. adorie esta abordagem queria muito que me enviasse este artigo por email,pois minha monografia e sobre canino incluso.

    ResponderExcluir
  4. Olá Marcela, mande seu e-mail para ortodontiacontemporanea@gmail.com
    Abraços
    Marlos Loiola

    ResponderExcluir
  5. Marlos se ainda tiver esse artigo gostaria mto que me enviasse;
    meu e-mail eh rodrigohpag@hotmail.com
    obrigado, abraços

    ResponderExcluir
  6. Olá Rodrigo, na realidade todo artigo está ai nestas paginas digitalizadas do livro clasido do Angle. Bom Trabalho !!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Participe !