ORTODONTIA CONTEMPORÂNEA: Historia da ortodontia - Charles H. Tweed

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Historia da ortodontia - Charles H. Tweed







Como sugerido pelo nosso leitor Tbonatto ao qual agradeço antecipadamente pelo material de pesquisa enviado, continuamos a historia da Ortodontia com seus precursores, falaremos agora do Dr. Charles H. Tweed, que depois anos depois (1936), chegou a mesma conclusão que o Dr. Calvin Case (1911), sobre as extrações como solução de alguns casos no tratamento Ortodontico. Grande estudioso também das cefalometrias e multiplicador de conhecimentos. Ajudou muito seu mestre Dr. Edward Angle no desenvolvimento da técnica Edgwise e de suas aparatologias.
Charles H. Tweed teve seu primeiro contato com a ortodontia em 1927 quando participou da “ The Angle School of Orthodontics”. Pós-graduado pela Angle School of Orthodontia em 1928. Angle estava, então com 73 anos e pela primeira vez não estava à frente do curso, que foi ministrado de forma improvisada por George Hahn. Tweed estava com 33 anos. Angle ficou desapontado pelo modo como o aparelho Edgewise foi recebido e estava insatisfeito com as modificações que foram introduzidas por alguns de seus alunos. Decidiu escrever um artigo descrevendo a aparelhagem. Como Tweed havia recém terminado o curso, e Angle admirava sua habilidade, convidou-o para ajudá-lo.

Tweed ajudou Dr. Angle a registrar o aparelho edgewise, quando o publicaram na Dental Cosmos em 1932, Dr. Tweed publicou seu primeiro artigo sobre a ortodontia de Angle, intitulado Reports of Cases Treated with Edgewise Arch Mechanism. Tweed mantinha-se adepto da firme convicção de Angle: a não extração de dentes. Esta convicção durou três anos.

Durante 7 semanas eles trabalharam juntos e, nesse processo, tornaram-se grandes amigos. Angle fez dois importantes pedidos a seu jovem discípulo:

1) dedicar sua vida ao desenvolvimento do aparelho Edgewise

2) empreender todo esforço possível para que a Ortodontia fosse reconhecida como especialidade da Odontologia.

Tweed não desapontou o mestre. Assegurou a aprovação da lei que reconhecia a Ortodontia como primeira especialidade da Odontologia, nos Estados Unidos. Em 1929 o Estado do Arizona limitou a prática da Ortodontia aos especialistas e Tweed recebeu o primeiro certificado.

Angle morreu no dia 11 de agosto de 1930, aos 75 anos de idade, e Tweed herdou sua firme convicção de que o ortodontista nunca deveria extrair dentes. Essa convicção perdurou por aproximadamente mais 5 anos, pois, ao praticar a filosofia não-extracionista de Angle, observou que havia alcançado sucesso em apenas 20% dos pacientes.
Tweed estava insatisfeito e decepcionado com a estabilidade dos casos tratados. Dedicou-se a estudar seus sucessos e suas falhas. Ele observou que em alguns casos era necessário que houvesse preparo de ancoragem e extrações de dentes. Entretanto, quando Tweed publicou suas novas conclusões, os discípulos de Angle o consideraram um traidor do maior homem que a ortodontia conhecera-Angle.

Em 1936, ele publicou seu primeiro artigo sobre extrações de dentes com finalidade ortodôntica. Foi considerado um traidor pelos demais discípulos de Angle, sendo severamente criticado. Como resposta, intensificou ainda mais suas pesquisas.

Por volta de 1940, Dr. Tweed fez um relatório envolvendo 100 pacientes tratados consecutivamente, primeiro sem extração e depois com extração. Esse trabalho foi apresentado numa reunião da Angle Society em Chicago. Os resultados foram considerados magníficos e acima de crítica por alguns, porém ainda houve repressão por parte de outros. Somente Robert H. W. Strang, um dos primeiros alunos da Angle School, teve a coragem de cumprimentá-lo. Mais tarde, Tweed ensinaria sua técnica a Strang, que a praticou, ensinou-a e publicou-a em seu livro texto, Textbook of Orthodontia. Muitos dos ensinamentos de Tweed estabeleceram um referencial dentro da ortodontia. Destacam-se as seguintes:

1 - Estética facial.

2 - Desenvolveu o conceito de verticalização dos dentes sobre o osso basal, com ênfase nos incisivos inferiores.

3 - Tornou a extração dos dentes na correção ortodôntica aceitável e popularizou as extrações dos primeiros pré-molares.

4 - Intensificou a aplicação clínica da cefalometria.

5 - Desenvolveu o triângulo facial de diagnóstico para fazer da cefalometria um instrumento de avaliação, assim como um guia no tratamento e na estimativa de resultados.


Apesar dos contra-tempos, Tweed foi considerado o principal ortodontista especializado em edgewise de sua época. Ortodontistas do mundo todo viajavam até Tucson-Arizona para aprender seu método de tratamento. Charles H. Tweed foi um dos ortodontistas mais brilhantes e criadores, manteve a promessa feita a seu mentor. Dedicou 43 anos de sua vida (de 1927 até sua morte, em 11 de janeiro de 1970) ao desenvolvimento do edgewise.

Link da tweed foundation:


Link de artigos classicos publicados na Angle Orthodontics:



Links dos artigos que ajudou a escrever com Angle na Dental Cosmos:



2 comentários:

  1. Muitos alunos da minha escola vão a Tucson para fazer o curso (eu mesma espero ir em 2011). Em algumas universidades americanas, esse curso é obrigatório (ele têm até uma bancada só deles). Fico decepcionada em ver que poucos ortodontistas conhecem a técnica, iniciando diretamente no straightwire. A mecânica Tweed é elaborada e deveria ser uma das bases de todo bom ortodontista. Assim como todas as pessoas aprender a fazer contas com papel e lápis- mesmo usando só calculadora depois- todo ortodontista deveria aprender a fazer Tweed, mesmo usando só straightwire depois.

    ResponderExcluir
  2. Renato Castro de Almeida10 de julho de 2009 16:20

    Boa Tarde !

    Como um amante de História gostei muito do seu blog, em especial a história de Tweed, porém, como membro da Fundação Tweed, sem querer ser chato, mas já o sendo, tenho o dever de informar que a certificação de Tweed como ortodontista se deu em 22 de julho de 1933, se for de interesse posso fornecer uma cópia da imagem deste certificado !
    Obrigado, Renato.
    rca.orto@hotmail.com

    ResponderExcluir

Participe !